Marketing

Como escrever o conteúdo do site para seu público alvo?

Se o conteúdo do seu site não for direcionado à sua base de clientes, ele não alcançará as conversões e vendas de que você precisa. A redação do seu site deve ressoar com o público-alvo. Eles devem se identificar com o seu conteúdo e ser compelidos a agir de acordo com ele. Mas como você consegue isso? A resposta começa com o uso de personas de clientes.

O que é uma persona?

A persona é como uma minibiografia ou um retrato do seu cliente ideal. Ao criar uma persona, você deseja torná-la o mais realista possível – dê à sua persona um nome, um emprego, uma família, etc. Você deve ser capaz de imaginar claramente seu cliente, entender o que o motiva e o que ele precisa de vocês.

Como criar sua persona?

Você provavelmente já tem uma boa ideia de quem compra seus produtos. Mesmo se você for um novo negócio, você terá feito uma pesquisa de mercado para identificar o público para o seu negócio, caso contrário, agora é definitivamente a hora de começar! Ao criar uma persona, você está escrevendo um perfil de uma única pessoa que é emblemática ou representativa de seus clientes-alvo. Você deve definir a sua persona:

  • Nome;
  • Nível de educação;
  • Trabalho;
  • Empregador (tipo de negócio, tamanho, etc.);
  • Metas, objetivos e desafios do trabalho;
  • Preferências de Comunicação;
  • Metas e prioridades pessoais.

Pode ser necessário pesquisar elementos demográficos do seu público para completar totalmente a persona. É importante fazer isso minuciosamente, pois sem realmente entender seu público, você não pode escrever para eles.

Você pode precisar criar algumas personas diferentes se seus produtos apelarem para mais de um grupo demográfico. No entanto, você deve apontar para um máximo de três e, idealmente, apenas um ou dois. Ter muitas personas torna muito difícil escrever de forma coerente e eficaz porque seu conteúdo está sendo puxado para muitas direções diferentes.

Próximas etapas: Como escrever para o seu público-alvo?

Depois de definir o público do seu site, você deve pensar em como escrever um conteúdo especificamente direcionado a eles. Esses são seus clientes ideais, então como você os atrairá?

1. Pense (e aja) como seu público

Criar sua persona de cliente o levará a pensar sobre o que é importante para seus clientes e como são suas vidas. Mas antes de começar a escrever para eles, vale a pena mergulhar um pouco mais fundo no mundo deles.

Confira os canais e contas de mídia social que os interessam e veja o conteúdo que estão consumindo de concorrentes ou marcas que admiram. Você também deve considerar se pode aprender mais sobre seu público participando de fóruns e redes on-line que eles usam ou consumindo mídia (livros, programas de TV, revistas, blogs, etc.) de que eles gostam. Você está procurando realmente entender seus clientes e responder a perguntas como estas sobre eles:

  • Como eles falam ou escrevem online – que idioma eles usam?
  • Quais são suas referências e influências culturais?
  • Do que eles gostam e não gostam?
  • Onde eles se encontram (online e pessoalmente)?

Quanto mais você souber sobre seu público, mais fácil será escrever para eles!

2. Identifique os problemas do seu público e como resolvê-los

Muitas empresas escrevem conteúdo de uma perspectiva corporativa. Eles falam sobre os valores de sua empresa, características do produto, histórico como empresa, etc. A maioria dos clientes não se importa com isso ou, se se importa, não é até muito mais tarde na jornada do comprador, quando eles estão perto de fazer uma compra.

Para capturar a atenção do seu público desde o início, seu site deve explicar como você pode resolver os problemas deles. Que problema em sua vida os frustra, custa-lhes dinheiro ou toma seu tempo? Depois de definir o problema, você deve identificar como seus produtos o resolvem. Como seu produto torna a vida de seu cliente mais fácil, mais feliz, mais agradável, mais lucrativa ou mais bem-sucedida?

Depois de entender isso, você pode escrever conteúdo focado em como seus produtos ajudarão seus clientes. E caso você ainda tenha dificuldades em conseguir clientes no início do projeto, você pode comprar seguidores brasileiros para dar um primeiro impulso inicial.

3. Crie conteúdo com o qual seu público se identifique

Nem todos os públicos são iguais. A demografia de seus clientes afetará o conteúdo que eles desejam consumir. Considere a idade como um fator diferenciador. Um estudo perguntou a mais de 3.000 consumidores de diferentes faixas etárias que tipo de conteúdo eles gostariam de ver mais no futuro. 65% das pessoas de 18 a 24 anos queriam ver mais conteúdo de vídeo, enquanto 59% das pessoas com mais de 55 anos queriam ver mais conteúdo de artigos baseados em texto.

Esse fator demográfico muda completamente o tipo de conteúdo que sua empresa deve criar e como você deve procurar transmitir sua mensagem. Identifique o que seu público deseja e concentre-se em priorizar esse conteúdo em seu site.

4. Use a linguagem e o tom de voz certos para o seu público

Você deve escrever de uma forma que seja relacionável com seu público. Não tente se conectar com um público jovem e informal com linguagem comercial e enfadonha. Da mesma forma, se o seu cliente-alvo for um profissional sênior, você deve escrever de acordo, use uma linguagem mais técnica e formal. Sua escrita deve ser lida como se seu cliente ideal estivesse falando as palavras.

Você também deve considerar a idade de leitura e a capacidade de seu público. A idade média de leitura da população do Reino Unido é de 9 anos . Isso significa que o cliente médio terá a capacidade de leitura esperada de uma criança de 9 anos. Se sua redação for muito complexa ou técnica, com palavras mais longas, isso pode afastar alguns clientes. É importante alinhar a legibilidade do seu site com o seu público-alvo.

5. Empregue estratégias de marketing em seu conteúdo escrito que tenham como alvo seu público

Diferentes dados demográficos do público são motivados a comprar de maneiras diferentes. Por exemplo, estudos identificaram que o medo de perder (FOMO) é um forte fator motivador para a geração do milênio. Eles não querem perder algo que pode ser limitado no tempo (um show, evento, experiência etc) ou ser o único em um grupo de amigos a não ter um determinado produto. Você pode usar essa estratégia no conteúdo do seu site escrevendo de uma forma que acione essa resposta FOMO.

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6. Formate seu conteúdo de uma forma que atraia seu público

Como escrever o conteúdo do site para seu público alvo é algo importante, mas como você apresenta essa escrita também é importante. Uma empresa americana de marketing digital identificou que seu público é o início da geração do milênio. Para tornar seu conteúdo escrito mais atraente para esta geração, eles dividem seu conteúdo em pedaços curtos ​​e colocam as informações mais importantes em negrito para chamar a atenção.

Conclusão: Como escrever o conteúdo do site para seu público alvo?

Certificar-se de que o conteúdo do seu site é direcionado ao seu público ideal fará uma enorme diferença para o seu sucesso. Em todos os momentos você está tentando entrar na mente de seu cliente e escrever especificamente para eles. Ter uma persona de cliente claramente definida ajudará nisso, mas não substitui a observação do mundo real. Teste o conteúdo do seu site em usuários que se alinham com a demografia do seu público, peça feedback e, se o seu conteúdo não for relacionado a eles, faça alterações.

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