Edição 303 | Fevereiro/17

Home/ Revista/ Edição 303


Clique para ver a versão impressa [+]
24/02/2017 15:53

Make especial de verão

Conheça as tendências para a temporada de sol e calor

Divulgação
Divulgação
A estação mais esperadas do ano veio com calor intenso. Nas vitrines dominam as composições mais fluídas e coloridas e quando se fala em tendências, roupas e sapatos já entraram no clima do calor, mas é preciso ficar atento também para não errar quando se trata da maquiagem para a essa temporada. Para ninguém ficar de fora da moda, a maquiadora Renata Almeida listou algumas dicas para a estação.

“As tendências de beleza não são determinações, mas sim um referencial a ser seguido e um suporte para a criatividade. É importante saber o que estará em alta na próxima estação e o que harmoniza com sua pele e estilo, para adequar à composição da beleza pessoal”, recomenda Renata. As estações quentes pedem cor e leveza. Estão em alta os tons pastel de rosa e azul, metalizado e o laranja, além do marrom que migra do Inverno diretamente para o Verão.

Nos lábios, o batom matte sai do protagonismo, dando lugar para o acabamento lustroso com o retorno do batom cremoso. O rosa quartzo, que foi escolhido como a cor do ano, aparece nos lábios, criando um visual feminino que pode ser finalizado com o efeito molhado e juvenil do gloss. A pele, ponto principal da beleza, continuará com o toque natural, fresco e iluminado. “Base com acabamento leve, corretivo suave e iluminador são os produtos ideais para criar essa pele fresh”, indica a maquiadora.
O contorno fica um pouco de lado para dar lugar à naturalidade, mas aparece muito sutil com uma pincelada de bronzer, criando o efeito bronzeado. Os olhos serão destacados com delineados, seja no tradicional preto ou com tons metálicos em azul ou verde. A sombra cobre também aparece e é um coringa pois harmoniza com qualquer tipo de pele. “Entretanto, é sempre interessante lembrar que na maquiagem não existe regra, mas sim aquilo que deixa a mulher bonita e a faz sentir-se bem”, reforça.

Para eles
A maquiagem é um recurso de beleza e arte que, ao contrário do que se pode pensar, nunca esteve limitado ao universo feminino. Assim como os cosméticos, há milhares de anos o ser humano a utiliza para diferentes fins. Na atualidade, artistas e apresentadores de TV fazem uso constante desse recurso. No teatro, desde suas origens, a maquiagem sempre foi fundamental na caracterização dos atores. E, deixando qualquer preconceito de lado, cada vez mais homens aderem a alguns itens de maquiagem que corrigem discretamente pequenas imperfeições, como cicatrizes, espinhas e manchas.

Na área da maquiagem, a fim de apresentar uma pele mais bem cuidada, os homens utilizam itens com função corretiva, como os corretivos e protetores solares com coloração. Mas é preciso atenção. “A pele masculina tem suas particularidades. Ela tende a ser mais espessa e também fica mais irritada, devido ao barbear. Além disso, costuma ser mais pigmentada, ter mais pelos e ser mais resistente. A maioria dos homens brasileiros tem a pele mista, ou seja, é preciso hidratar a área dos olhos e passar produtos específicos para pele oleosa, na zona T”, comenta a make up artist e consultora da Netfarma, Camilla Moraes.

Para não errar na hora de tonalizar a pele para esconder olheiras, acne, manchas ou outra imperfeição, a especialista preparou um passo a passo que pode ser seguido para um dia normal, uma reunião de negócios ou mesmo à noite, na balada ou em um jantar:
Passo 1 - Depois de lavar a pele com um sabonete líquido facial, passe um hidratante específico para seu tipo de pele e protetor solar oil free – estes são cuidados básicos que todo homem deve ter;
Passo 2 - É hora de preparar a pele com um primer. Esse produto ajuda a segurar a oleosidade e já disfarça os poros da pele. Não exagere na quantidade, a camada de primer deve ser fina.
Passo 3 - Caso o homem tenha olheiras, marcas de espinha, cicatrizes, é hora de amenizá-las com um corretivo. Aqui, novamente, é preciso cuidado com o exagero. Coloque apenas uma pequena gota no local que deseja corrigir e dê leves batidinhas com as pontas dos dedos.
Passo 4 - A base deve ser aplicada no rosto inteiro e também no pescoço. Esse produto vai uniformizar a textura e o tom da pele, além de ser mais uma cobertura para os ‘defeitinhos’. O ideal é passar levemente com um pincel específico ou com os dedos. O tom precisa ser o mais próximo possível do tom natural da pele. “Evite usar a esponja para que não fiquem resíduos na pele, já que a do homem tende a ser mais espessa que a das mulheres”. Outra dica é apostar na base oil-free, caso a pele seja muito oleosa. Dica de ouro: “A maquiagem ideal para o homem é quase imperceptível. Não exagere na quantidade de produtos”, explica Camilla.
Passo 5 - Aplique o pó compacto. Ele vai segurar a maquiagem e dar um toque aveludado para a pele. Esse produto também vai ajudar a barrar a oleosidade e pode ser aplicado durante o dia, para eliminar o aspecto de pele brilhando. Use um pó do tom da sua pele e aplique com pincel próprio ou com o aplicador que vem no produto, para que a camada de pó sobre a pele seja bem fina, leve e sutil.
Passo 6 - Para abrir o olhar, é possível usar uma máscara de cílios incolor. “Ela pode também ser usada para pentear a sobrancelha”, comenta a especialista.
Divulgação