Culinária

Home/ Culinária/ Vegano/ Pão de queijo sem glúten, sem ...
ou
ok

Pão de queijo sem glúten, sem açúcar, sem soja e vegan, por Kamili Picoli.

Publicada em: 13/09/2019

Ingredientes

- 1 xícaras de chá de batata baroa (mandioquinha) picada (cerca de 300g)
- 2 xícaras de chá de batata inglesa (aquela mais comum)
- 3 xícaras de chá de polvilho doce
- 1 xícara de chá de polvilho azedo
- 2 colher de sopa de fermento químico em pó
- 1/2 xícara de chá de água
- 1/2 xícara de óleo de girassol ou azeite
- 2 colheres de chá de sal ou mais se preferir

Modo de Preparo

Lave bem ambas as batatas. Em uma panela grande adicione a batata batata baroa com casca cubra 4 dedos acima com água e leve ao fogo e deixe cozinhar até que fique macia (espete um garfo ou faca e ele deve atravessar com facilidade) faça o mesmo com a batata inglesa em outra panela, já que o tempo de cozimento delas são diferentes. Escorra, lave em água corrente para que esfrie e descasque as batatas inglesas, quando estão cozidas são bem mais fáceis de descascar, faça um corte na lateral para a casca abrir e vá puxando com as mãos mesmo, ela sairá com facilidade, se precisar pode utilizar um faca pequena para puxar as cascas. Dessa forma evitamos desperdício, quando a batata está cozida sai apenas a casca que é bem fininha. A batata baroa (mandioquinha) pode ser usada com casca mesmo, retire apenas aquela parte mais dura da ponta. E em seguida amasse até obter um purê uniforme e misture as batatas. Reserve.

Em uma vasilha, coloque o polvilho doce, o polvilho azedo, o fermento químico em pó e misture.

Em uma panela pequena coloque a água, o óleo e o sal, misture e deixe ferver. Quando estiver borbulhando, desligue e jogue sobre a mistura dos polvilhos. Misture bem até virar uma farofinha. Adicione o purê e misture novamente, até obter uma massa uniforme.

Modele bolinhas de tamanho médio, cerca de 3cm de diâmetro ou 20g.

Você pode assar na hora levando ao forno pré-aquecido em 180 graus de 30 a 40 min ou congelar. Quando estiverem congelados, deixe assar por mais tempo em média 50 min para na mesma temperatura para que não fiquem congelados por dentro.
Observações
Sobre o Vaca Ateliê Culinário O Vaca Ateliê Culinário é um espaço gastronômico vegano instalado em Perdizes, na Av. Prof. Alfonso Bovero, 323. Comandada pela chef Kamili Picoli, a casa abre todos os dias para o café da manhã completo, almoço – com opções de almoço executivo em dias de semana, a R$ 28 reais (valor que inclui entrada e prato principal). Às sextas, é servido um delicioso buffet de café da tarde, a R$ 30 por pessoa. Entre as criações da chef estão capuccinos, pães, shakes, coquetéis, massas, risotos, fondues e sobremesas exclusivas, como as carolinas veganas, que, assim como bolos recheados e outros itens do cardápio, podem ser encomendadas para eventos.

Créditos

Onix-Press